EDUCAÇÃO INFANTIL

Na Educação Infantil, a aprendizagem ocorre de forma alegre e prazerosa, onde as crianças interagem com o conteúdo proposto através de projetos que são desenvolvidos em todas as áreas.

Faixa Etária e Classificação

TODDLER

2 anos completos até 31/03

PRE-K

3 anos completos até 31/03

KINDER

4 anos completos até 31/03

JUNIOR

5 anos completos até 31/03

O Colégio Interação propicia em seu contexto, condições essenciais para a criança do curso de Educação infantil desenvolver-se como pessoa através das vivências e experiências compartilhadas, mediante atividades lúdicas que promovem a espontaneidade e a curiosidade, estimulando novas descobertas, e através do atendimento às necessidades básicas, oferecendo bem-estar físico, afetivo, social e intelectual.

As atividades proporcionam condições favoráveis ao processo de maturidade da criança, tanto em nível de conhecimento como em nível de formação de hábitos e atitudes, levando a criança a um comportamento social, emocional e motor adequados.

A ação docente é direcionada no sentido de estimular e valorizar as inteligências múltiplas dos educandos em qualquer situação de construção do conhecimento, contemplando ainda os aspectos da inteligência emocional.

A Educação Infantil tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

A partir de dois anos, início da fase de socialização, oferecemos aos nossos alunos a possibilidade de vivenciar experiências e atividades interacionais em espaços devidamente preparados e organizados com equipamentos e materiais diversos. Criamos, assim, a oportunidade para que as crianças possam brincar, movimentar-se, comunicar-se, estar com seus pares, desenvolver a linguagem, registrar, expressar-se, vivenciar o cotidiano, enfim, aprender, aproximando as crianças da cultura em que estão inseridas.

​

Isso ocorre por meio da linguagem oral e escrita, da Matemática, das Artes, da Música, das Ciências e contribuem para o conhecimento e desenvolvimento de suas potencialidades corporais, afetivas, éticas e estéticas, ampliando a visão de mundo e a possibilidade de vivenciar valores éticos e de construir sua própria história. Para que a aprendizagem aconteça de modo significativo, nossas professoras contam com o apoio do material Poliedro, onde, nesta primeira trajetória de descobertas e preparação para a leitura e escrita, são utilizados personagens que acompanham o educando dia a dia, compartilhando com ele experiências, dúvidas, aspirações e conquistas, próprias de cada idade.

O material pedagógico, rico em atividades lúdicas e interativas, promove a identificação com os personagens e as histórias que eles protagonizam, criando-se, assim, um clima propício e facilitador da aprendizagem. O conteúdo do material didático é muito rico e dá abertura para a realização de outras atividades dentro do mesmo contexto.

Logo_Poliedro_Vert_SIST_ENSINO.jpg

Paralelamente, o Colégio Interação realiza projetos com temas que atendam às curiosidades das crianças. Os projetos pedagógicos são desenvolvidos para que os alunos aprendam fazendo, experimentando, descobrindo, investigando, tendo iniciativa. Sempre respeitando o ritmo de cada um, para que as etapas sejam vivenciadas.

IMG_2005.JPG

Desde cedo, os professores mantêm uma relação muito verdadeira com seus alunos, conhecendo suas aptidões e dificuldades para tratá-los com o cuidado que merecem. Afinal, os primeiros passos na vida escolar são de extrema importância na caminhada rumo a um futuro de sucesso.

Entendemos que nesta caminhada, é imprescindível a parceria escola/família, e por isso o Colégio Interação oferece aos pais uma atenção especial, com reuniões individualizadas, para um completo acompanhamento do desenvolvimento de seus filhos!

Em nossos ateliês, as crianças podem descobrir sensações e construir conhecimento:

​

ATELIÊ DE ARTE: voltado à exploração de materiais diversos, garantindo que a criatividade seja constantemente ativada.

​

ATELIÊ DE LUZ: Equipado com mesa de luz e retroprojetor, garante um novo olhar em relação aos materiais disponibilizados, que se transformam rapidamente através das diferentes possibilidades propostas pelos próprios alunos.

​

Acreditamos que é por meio da linguagem que o potencial criativo da criança é construído, consolidado e ampliado.

​

Por sermos uma escola bilíngue, reconhecemos as línguas inglesa e portuguesa como meio de comunicação: ampliam as habilidades e competências, abrangem a visão sociocultural de mundo e desenvolvem a flexibilidade de pensamento, multiplicando as possibilidades de atuação de cada um.

Consideramos os pais nossos parceiros na formação e aprendizado, participando ativamente na vida escolar.

40429977_1861323000617069_62959717543848
IMG_2089.JPG